Já foram criados muitos métodos de gestão de estoque, mas com certeza você não deve ter ouvido falar da técnica chamada Curva ABC de Estoque, né? Por isso, chegou no post certo. Continue lendo e entenda um pouco mais sobre essa forma de gerenciamento.
A curva ABC, resumindo, é uma metodologia de segmentação e agrupamento de produtos por ordem de importância. Com ele, é possível estocar e identificar os produtos essenciais, priorizando seu gerenciamento com base no valor. Exemplo: Na sua empresa você separa os produtos pelas categorias A, B e C, considerando que A, são os produtos que possuem maior ticket médio, B é o segundo na categoria que possui maior ticket médio de retorno e por último, C é o que inclui os itens que tem menor retorno de vendas.
Esse método de organização é baseado no renomado Princípio de Pareto, do economista italiano Pareto, que diz que 80% dos resultados provêm de 20% das causas, ou seja, 80% da produtividade do seu e-commerce vem de 20% dos funcionários ou que 80% da receita da loja virtual vem de 20% dos produtos vendidos.
Você conseguiu entender até aqui? Vamos em frente!
Qual a importância para a sua distribuidora?
Muitas delas têm dificuldade de realizar novas negociações e manutenção de estoque, acaba que no final alguns produtos ficam parados e sem movimentação. Para isso existe esse método, para ajudar nas tomadas de decisões e na organização como um todo de forma mais direta.
Além disso, a curva ABC de estoque pode ser utilizada na:
- Inclusão de preços estratégicos para produtos;
- Melhoria nos níveis de atendimento ao cliente.
Por isso a importância de se implementar esse tipo de gestão no seu negócio.
0 Comentários